O Terreiro do Paço foi palco dos maiores factos da História de Portugal e hoje é, também, o ponto de partida para uma das mais fascinantes viagens no tempo: o trajeto pelos dramas, paixões e glórias de uma das mais antigas cidades do mundo.
Ao longo de 60 minutos de percorrem-se mais de vinte séculos de factos, mitos e realidades conduzidos por muitos e diferentes personagens multilingues. São eles que nos dão a conhecer verdadeiros heróis como o mítico Ulisses ou o reformador Marquês de Pombal; nos fazem viver o drama do mais destrutivo terramoto da Europa ou assistir à exótica cidade do tempo das descobertas.O novo Lisboa Story Centre é um verdadeiro banho de história, divertimento e emoção.
Fica em plena Praça do Comércio, como também é conhecido o Terreiro do Paço, essa fantástica praça de Lisboa que está cada vez mais bonita. Num espaço público cheio de história há, agora, a possibilidade de fazer uma fantástica viagem no tempo e conhecer a história de uma das cidades mais antigas do mundo: Lisboa.
O centro interpretativo da história de Lisboa conjuga tecnologia multimédia com rigor histórico, por isso, logo à entrada, todos recebem um audioguia (há uma versão infantil para os mais pequenos).
Sem estes audioguias, a viagem não se faz. E que viagem! Começa no tempo dos fenícios, o primeiro povo a ocupar as terras junto à foz do Tejo, e vai até aos dias de hoje. É um passeio pela história de Lisboa que dura cerca de uma hora.
Mas há mais. Nas várias salas vamos conhecendo, por exemplo, os odores das especiarias que motivaram a expansão marítima portuguesa, numa sala que simula um antigo armazém medieval. Cuidado, que há um rato junto aos sacos de farinha! Vejam se não vos morde. Ao longo do percurso vamos conhecendo, também, a passarola do padre Bartolomeu de Gusmão ou a epopeia dos Descobrimentos mas o ponto alto do “Lisboa Story Centre” é a reconstituição do grande terramoto de 1755, que arrasou a cidade. Numa sala fechada é projetado um filme de oito minutos que recria o fatídico dia 1 de novembro de 1755. As imagens, os sons e até o tremer da sala deixa-nos colados às cadeiras. Para os mais pequenos vai ser uma experiência única.
Depois, na sala ao lado, está o próprio Marquês de Pombal a trabalhar na reconstrução da cidade (em holograma). Uma mesa interativa com as plantas do Terreiro do Paço fará as delícias das crianças.
A viagem termina relembrando a modernidade da praça. No primeiro andar há exposições complementares a não perder, como a planta virtual da história de Lisboa. Dá para ficar horas a brincar nesta sala.
Na rua, depois da visita, passei pela Praça do Comércio e mostre aos seus filhos o Cais das Colunas ou a sala onde Fernando Pessoa tomava café no Martinho das Arcada. Ainda lá está a sua mesa, posta como se de lá tivesse saído há minutos.
É assim, uma praça de Lisboa cheia de história e um passeio divertidíssimo para um dia bem passado.Mas há muito mais. Entre as realistas cenografias, e multimédia destaca-se a maqueta virtual que permite a cada um dos visitantes a interação com os principais acontecimentos de Lisboa.
A visita é orientada por um sistema áudio-guia, disponível em 9 idiomas: português (com versão para crianças), castelhano, inglês, francês, italiano, alemão, russo, mandarim e japonês.
Mais informações: 211 941 027 / 916 440 827
Obs.: Entrada gratuita para crianças até aos 5 anos. Existe bilhete família, 18€ (2 adultos + 2 crianças). Última entrada às 19h.
sexta-feira, 21 de março de 2014
LISBOA TEM MAIS HISTÓRIAS PARA CONTAR...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário